logo presépio de Natal barry4kids.net  
para VER para LER para DESCOBRIR para JOGAR para FAZER para CONHECER

para home em português para home em francês para home em alemão para home em inglês


para os livros infanto-juvenis

para ler contos e lendas de Natal

para as cantigas e canções de Natal

para ler a história da canção Noite Feliz

para ler a canção Noite Feliz

para ler a história e a canção da rena Rudolfo

 
  título da Lenda do Pinheiro  
         
 
Pinheiro de Natal

Quando a Sagrada Família era perseguida pelos soldados de Herodes, que matavam todos os bebés recém-nascidos do sexo masculino, houve muitas plantas que lhes ofereceram abrigo. E, segundo conta a lenda, uma delas foi precisamente o pinheiro. Essa é a estória que vos vou contar.

De muito fugirem aos soldados, a Virgem Maria sentia-se já muito cansada. Os pés doíam-lhe de andar tanto e os braços mal podiam com o Menino, que carinhosamente levava ao colo. Assim, José, o seu marido, resolveu parar junto à berma de uma floresta de pinheiros para que ela pudesse repousar um pouco.

Descobriu então um velho pinheiro, onde na Primavera os passarinhos vinham construir os seus ninhos, e cujo tronco estava, por isso, quase todo oco e podia oferecer-lhes um maravilhoso abrigo e esconderijo.

José disse à Virgem Maria para entrar para dentro do tronco do pineiro com o Menino Jesus. Ela assim fez, e José entrou logo depois.

Daí a pouco, ouviram o trote dos cavalos dos soldados e tiveram medo de que eles os descobrissem. Mas, ó milagre! O velho pinheiro dobrou os seus ramos como uma pessoa deixa cair os braços e tapou a abertura.

E assim os soldados passaram e não os viram. Algum tempo depois, quando os soldados já se encontravam longe, José e Maria puderam sair da árvore e seguir viagem. Foi então que o Menino, que a Virgem Maria extremosamente aconchegava nos seus braços, quis abençoar o pinheiro amigo que os tinha salvo, e com a sua pequenina mão tocou na árvore.

Como agradecimento por essa benção, o pinheiro conservou para sempre esse sinal divino. Se cortar uma pinha no sentido do comprimento, verá o desenho da mão do Menino Jesus gravada na pinha, que é o fruto do pinheiro, assim como Jesus é o fruto do amor de Deus pelos Homens.

Gostaste desta lenda? Então volta à página dos contos e lendas e lê uma das outras!

  assinatura do Barry
 
   
       
    Todos os Textos e Imagens © Dulce Rodrigues, 2009. Todos os direitos reservados