logo principal Natal barry4kids.net  

para home em português para home em francês para home em alemão para home em inglês


Natal e as suas tradições

Pai Natal

pinheiro do Natal

presépio de Natal

as renas do Pai Natal

outros símbolos de Natal

 
  título do texto da página sobre o Natal  
         
 
Cena de Natal

Sabes decerto o que representa o Natal, mas relembrar nunca faz mal, pois há sempre qualquer coisa de novo a aprender.

Para o mundo cristão, o Natal é a festa do nascimento do Menino Jesus e celebra-se no dia 25 de Dezembro de cada ano. Mas sabias que esta festa religiosa cristã tem uma origem pagã que nos vem da antiga Roma?

Pois é! Esta data correspondia a uma festa em que se venerava o imperador romano. Mas como para os cristãos daquela época somente Jesus podia ser adorado, e como também ninguém sabia quando Jesus tinha nascido, a Igreja aproveitou então essa data de culto pagão para celebrar a festa do nascimento de Jesus.

E foi assim que a data de 25 de Dezembro entrou para o imaginário cristão no século IV, pois segundo os historiadores, a primeira vez que os cristãos celebraram o Natal a 25 de Dezembro foi no ano de 336.

De início, a festa do Natal era assinalada com uma simples missa, pois os cristãos davam mais importância à Epifania (6 de Janeiro), dia em que os três Reis Magos chegaram junto da Sagrada Família. Esta é, aliás, uma data de grande importância ainda em alguns países, como por exemplo a Espanha.

Com o passar do tempo, esta celebração conquistou um carácter tradicional quase universal e, qualquer que seja a religião de cada um de nós, hoje em dia o Natal é uma festa de família que celebra a alegria de dar e de receber. O Natal deve representar o Amor, a dádiva e a partilha. E Pai Natal é todo aquele (ou aquela) que dá presentes.

Queres agora saber como apareceu no imaginário popular essa figura simpática de barbas brancas que viaja pelos ares num trenó puxado a oito renas e a que chamamos Pai Natal? E gostarias também de ler algumas lendas de Natal? Pois então continua a clicar!

 
  assinatura do Barry

 
   
       
    Todos os Textos e Imagens © Dulce Rodrigues, 2017. Todos os direitos reservados