para ver para ler para aprender para jogar para fazer para conhecer

para home em português para home em francês para home em alemão para home em inglês


para página sobre o reino animal

para página sobre os animais da quinta

para página sobre os mamíferos

para página sobre as aves

para página sobre os peixes

para página sobre os répteis

para página sobre os anfíbios

para página sobre os invertebrados


 
  título sobre os animais da quinta  
         
 
Como te deves lembrar, foi numa quinta que a minha família me encontrou depois de eu ter fugido. Porém, não tive tempo para visitar os animais que lá viviam e, de todos os animais que podemos encontrar numa quinta, o único que conheço é o coelho da nossa vizinha.

E tu, já estiveste numa quinta? E visitaste os animais que lá vivem? Qualquer que seja a tua resposta, comigo podes vir descobrir este lugar mágico onde são criados muitos animais úteis ao homem.

Uma quinta é uma propriedade com terra de semear, árvores de fruto e uma casa onde vivem os donos da quinta. Há quintas que também têm muitos animais, tais como cavalos, vacas, porcos, ovelhas, galinhas, patos e coelhos. Clica nas imagens à direita para descobrires cada um desses animais.

Sabias que a criação desses animais depende das características naturais das regiões. Pois assim é! Nas zonas mais secas abundam sobretudo as ovelhas (gado ovino) e as cabras (gado caprino), animais que podem sobreviver com os pastos pobres das zonas quentes e secas.

Nas zonas mais húmidas, criam-se as vacas e os bois (gado bovino), que precisam de erva fresca ou plantas forrageiras, como o trevo.

Devido ao aumento do consumo de leite e carne, desenvolveram-se também técnicas modernas de criação de gado bovino, que permitem grandes explorações capazes de satisfazer essa procura.

Se algumas das evoluções técnicas e tecnológicas deram bons resultados, outras provaram ser extremamente negativas para o meio ambiente e, portanto, também para o Homem, como é o caso dos adubos e fertilizantes químicos, bem como dos insecticidas.

Apesar de encontrarem na natureza tudo o que precisam para fertilizar os campos, como o estrume produzido pela agro-pecuária - muito melhores para os terrenos e inofensivos para os animais e o Homem - muitos agricultores ainda continuam a usar produtos químicos.

Esses agricultores contribuem assim para poluir os terrenos e os lençóis de água subterrâneos, pois os produtos químicos infiltram-se pelos terrenos e vão poluir as águas.

O estrume natural, orgânico, pelo contrário, tem a dupla vantagem de, ao decompor-se, produzir gás natural (biogás), que é uma fonte de energia alternativa às energias poluentes.

Também os insecticidas podem ser substituídos pelos predadores naturais das pragas. Por exemplo, para combater o piolho de muitas plantas, pode usar-se a joaninha, ou melhor, a sua larva, que é capaz de devorer até 150 piolhos por dia! Extraordinário, não é?

Se quiseres ver alguns dos animais da quinta ao vivo, pede aos teus pais para te levarem a visitar a Quintinha do Jardim Zoológico de Lisboa ou a Quinta Pedagógica Pomarino em Évora, ou a passar um dia inesquecível A Cantar de Galo na Herdade do Cascavel, perto de Coruche.

E agora que acabámos de descobrir imensas coisas sobre a quinta, descobre alguns animais que lá vivem.

  para página sobre os cavalos
para página sobre os patos
para página sobre a vaca
para página sobre a ovelha
para página sobre o porco
para página sobre a galinha
para página sobre o coelho



 

assinatura do Barry

 
  voltar à página sobre os mamíferos

 
   
       
    Todos os Textos e Imagens © Dulce Rodrigues, 2009. Todos os direitos reservados